Empresas se preparam para entregar a ECF

Empresas se preparam para entregar a ECF

Contribuintes devem entregar a Escrituração Contábil Fiscal referente ao ano-calendário de 2015 até o último dia útil do mês de julho

Vencida a etapa da entrega da Escrituração Contábil Digital – ECD é hora das empresas começarem a preparar a entrega da Escrituração Contábil Fiscal – ECF, cujo prazo foi prorrogado pela Receita Federal do Brasil – RFB para o último dia útil do mês de julho, referente ao ano-calendário de 2015.

“É importante que todos tenham em mente que a ECD enviada será uma das principais bases para a elaboração da ECF”, diz Marcelo Ferreira, supervisor tributário da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país.

O especialista explica que a ECF se refere à apuração de impostos como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL. Engloba, ainda, os controles relativos ao Livro e-Lalur e ao Livro de Apuração da Contribuição Social – e-LAC, enfatizando que os dados devem ser consistentes com as informações contábeis que foram enviadas pela empresa na ECD entregue em maio.

“Há previsão de multa para quem entregou a ECD com informações incorretas ou omitidas”, lembra Ferreira. “Todos os dados fornecidos referentes à ECD e à ECF, passarão por um cruzamento para verificação da consistência das informações”.

Justamente por isso, o supervisor da Easy-Way ressalta a importância de as empresas adotarem um sistema que garanta a consistência das informações repassadas ao fisco.

“O Easy-I.R.P.J., por exemplo, realiza o cálculo dos impostos, fornecendo automaticamente o preenchimento completo da ECF e gera o arquivo para importação direta pelo software da Receita”, explica Ferreira. “Essa integração é fundamental para garantir a integridade das informações prestadas”.

O Easy-I.R.P.J. já está pronto para que todos possam enviar a ECF no prazo. A Easy-Way vai continuar acompanhando as orientações da RFB a respeito da ECF para poder informar seus clientes sobre qualquer nova alteração que possa ser realizada pelo fisco.