Empresas têm até o fim do mês para entregar a ECD

Empresas têm até o fim do mês para entregar a ECD

Receita espera receber mais de 500 mil escriturações. Quem não entregar a obrigatoriedade estará sujeito a multas

Dia 31 de maio, às 23h59m59s, é o prazo final para a entrega da Escrituração Contábil Digital – ECD referente ao ano-calendário de 2016. A obrigatoriedade, que inclui livros diários e seus auxiliares, balancetes e balanços, foi criada para substituir a escrituração em papel pela escrituração enviada por arquivos digitais.

Estão sujeitas à entrega todas as pessoas jurídicas optantes pela tributação com base no Lucro Real, bem como as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Presumido que distribuíram lucros acima do previsto, pessoas jurídicas imunes e isentas que tenham sido obrigadas à apresentação da EFD Contribuições e as SCP. Também devem entregar a ECD casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação de empresas ocorridas de janeiro a abril de 2017.

A expectativa da Receita Federal do Brasil – RFB é receber mais de 500 mil escriturações. Não entregar a ECD dentro do prazo ou fazê-lo com incorreções ou omissões poderá acarretar em multas que variam de R$ 500 a R$ 1.500 por mês-calendário ou fração.

Por se tratar de uma obrigatoriedade que já está em seu décimo ano, acreditamos que a maioria das empresas já tenha desenvolvido uma boa expertise quanto à ECD e não deve haver dificuldade em seu preenchimento”, acredita Graciele Franco, consultora tributária da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país.

Por outro lado, a especialista lembra que para este ano foram introduzidas algumas novidades, principalmente em relação à substituição de livro digital já transmitido, além da criação do Bloco K – Conglomerados Econômicos, que ainda é facultativo para o ano-calendário 2016.

A Easy-Way tem à disposição de seus clientes uma equipe especializada para auxiliar na entrega e esclarecer dúvidas no preenchimento e transmissão da ECD. Vale lembrar ainda que a versão atualizada do Easy-Sped Contábil, sistema responsável por gerar a ECD, já foi disponibilizada aos clientes.