Entenda melhor – ECF X ECD

Entenda melhor – ECF X ECD

Com a obrigatoriedade da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), surgem também diversos outros controles que serão necessários para que as informações constantes desta obrigação estejam em conformidade com outras obrigações, como por exemplo, com a ECD (Escrituração Contábil Digital).

Haverá o cruzamento de informações, tais como, saldos de contas contábeis antes e após o encerramento, onde a RFB (Receita Federal do Brasil) conseguirá verificar se os valores informados na ECF estão de acordo com os valores declarados na ECD. Esse cruzamento de informações exigirá uma sinergia entre todos os departamentos envolvidos nestes processos, bem como a necessidade de uma ferramenta que possibilite de forma ágil e segura a conferência destes valores.

O Sistema Easy-IRPJ realizará essa conferência, importando os dados diretamente do Sistema Easy-SPED Contábil ou do arquivo ECD (para o caso dos clientes que não possuam nosso Sistema Easy-Sped Contábil), permitindo o controle e verificando os respectivos valores destas contas contábeis. Tal conferência será feita em tempo de Sistema sem a necessidade de realizar a geração do arquivo, importar no PVA (Programa Validador e Assinador), importar os dados da ECD e efetuar tal conferência, assegurando-se assim agilidade e consistência das informações que serão remetidas à RFB.

A ferramenta de conferência que será disponibilizada no Sistema Easy-IRPJ, garantirá que as informações constantes do arquivo da ECF estejam de acordo com os dados contábeis (ECD) e garantindo segurança em relação os dados gerados.