As principais obrigatoriedades anuais em 2022


Ano deve ser marcado pela volta ao normal na entrega de todas as obrigações acessórias que tiveram seus prazos afetados pela pandemia

A pandemia mundial causada pela Covid-19 ocasionou sérios problemas à economia e também bagunçou o cronograma de entrega das obrigatoriedades anuais nos últimos dois anos. Em 2022, porém, a expectativa é que os prazos voltem ao normal. Por isso, a Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país, preparou um resumo das obrigações acessórias ao longo do ano. Veja abaixo todos os detalhes.

DIRF

O que é: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte com informações sobre pagamentos de salários e remunerações, distribuição de lucros dos sócios da empresa, pagamentos feitos a terceiros nos quais houve a retenção de tributos como Cofins, CSLL, PIS e IR, transferência de valores para o exterior e descontos em salários como pensões alimentícias ou pagamentos de planos de saúde e previdência.

Quem deve entregar: pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF e/ou retenções de Pis, Cofins e CSLL  ao longo de 2021.

Prazo: Último dia útil de fevereiro.

Como entregar: Easy-Tributos

eFinanceira

O que é: relatório sobre movimentações financeiras de clientes acima de R$ 2 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 6 mil para pessoas jurídicas, incluindo depósitos, aplicações financeiras, conversão de moeda estrangeira em moeda nacional e pagamentos e lances de consórcio, dentre outras informações.

Quem deve entregar: instituições financeiras fiscalizadas por órgãos como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados e Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Prazo: Último dia útil de fevereiro para dados referentes ao segundo semestre de 2021 e Último dia útil de agosto para dados referentes ao primeiro semestre de 2022.

Como entregar: Easy-Tributos

Informes de Rendimento

O que é: informação sobre ganhos e rendimentos pagos ao longo de 2021, tais como salários, férias, 13º salário, desconto de contribuição para o INSS e benefícios como planos de saúde e odontológicos e de previdência privada.

Quem deve entregar: todos os empregadores e contribuintes que contrataram serviços de profissionais autônomos.

Prazo: Último dia útil de fevereiro.

Como entregar: Easy-Tributos

ECD

O que é: Escrituração Contábil Digital que inclui livros diários e razão, balancetes, balanços, fichas e relatórios auxiliares pertinentes a cada tipo de escrituração.

Quem deve entregar: pessoas jurídicas optantes pela tributação com base no Lucro Real ou no Lucro Presumido que distribuíram lucros acima do previsto.

Prazo: Último dia útil de maio.

Como entregar: Easy-Sped Contábil

ECF

O que é: Escrituração Contábil Fiscal traz informações sobre todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, além de incluir os controles relativos ao Livro e-Lalur e ao Livro de Apuração da Contribuição Social – e-LAC.

Quem deve entregar: todas as pessoas jurídicas, inclusive as imunes e isentas, enquadradas nos regimes de tributação de lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado.

Prazo:  Último dia útil de julho.

Como entregar: Easy-I.R.P.J.

Notícias Relacionadas