Conheça cinco benefícios da automação tributária

Conheça cinco benefícios da automação tributária

Investimento em sistemas e inteligência artificial torna automática a realização de tarefas rotineiras e repetitivas

A automação dos departamentos fiscais e tributários é hoje uma das formas mais certas de uma empresa aumentar sua eficiência na gestão de seus tributos e obrigações acessórias e, dessa forma, melhorar sua margem de resultados frente a concorrentes menos preparados.

Esse processo consiste no investimento em sistemas e inteligência artificial para que atividades rotineiras e repetitivas sejam substituídas por softwares que realizam essas tarefas automaticamente com a menor intervenção possível das pessoas envolvidas no processo. Veja cinco benefícios desse tipo de investimento:

Padronização
Ao roteirizar a tarefa que será cumprida por um sistema, a empresa estará também se certificando que a partir de então todas as pessoas envolvidas no processo seguirão o mesmo passo a passo, evitando que cada um faça do seu jeito e facilitando a rápida integração de novos funcionários quando necessário.

Melhorias no processo
A automatização estabelece um fluxo dentro da empresa que toda informação deve seguir. Ao se desenhar esse fluxograma é possível enxergar possibilidades de melhorias que trarão mais rapidez e eficiência para a tarefa a ser desempenhada e para a empresa como um todo.

Redução de Custos
Sem dúvida é o principal benefício procurado pelas empresas quando investem em automação. A redução de custos pode ser conquistada principalmente com a eliminação do retrabalho e checagem dos dados a serem enviados ao fisco e diminuição ou até mesmo o fim do pagamento de horas extras em períodos de cumprimento de prazos de obrigações principais e acessórias.

Valor agregado
Com a automação, os colaboradores são paulatinamente liberados de tarefas repetitivas e burocráticas, podendo se dedicar a funções de maior valor agregado, como o gerenciamento estratégico das informações produzidas e a gestão financeira da empresa.

Diminuição de erros
Os departamentos fiscais e tributários convivem com milhares de dados e possibilidades infinitas de erros ao longo do tratamento dessas informações. A automação praticamente elimina essa possibilidade e garante a confiabilidade das informações que serão enviadas ao fisco, reduzindo drasticamente a possibilidade de autuações em virtude desses equívocos.

O Easy-I.R.P.J. criado pela Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país, é um bom exemplo de como a automação pode ser empregada nessa área. Com um único sistema, os usuários podem realizar automaticamente o cálculo mensal de impostos como IRPJ, CSLL, FUST, FUNTTEL, PIS/PASEP e COFINS, além de fazer o preenchimento da ECF.

Os dados para a realização dessas tarefas também podem vir de forma automática, por meio da conexão com outros sistemas utilizados pela empresa. O resultado direto é economia de tempo e consistência das informações prestadas com grande impacto no planejamento financeiro e tributário.