Saiba quais informações estão presentes no livro diário e seus auxiliares, no livro razão e seus auxiliares e no livro balancete
Há menos de um mês do prazo final para a transmissão da Escrituração Contábil Digital – ECD, as pessoas jurídicas sujeitas à entrega da obrigatoriedade – optantes pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido que distribuíram lucros acima do previsto – estão finalizando os livros que compõem a escrituração, cientes de que alguns deles podem ser optativos e, ainda, serem necessários ou não de acordo com o segmento da empresa. Saiba um pouco mais sobre esses relatórios:
Livro Diário e seus auxiliares
Reporta todas as alterações diárias de valores que modificam a situação patrimonial da empresa, sendo a escrituração contábil propriamente dita da organização. Deve ser relatado em moeda corrente nacional, em ordem cronológica de dia, mês e ano, em folhas numeradas sem rasuras e emendas e com base em documentos que deverão ser conservados para sua verificação. Pode ser produzido em formato resumido desde que haja livros auxiliares que permitam a identificação de cada registro.
O relatório inclui Termo de Abertura, Diário, Balancete, Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração de Resultado Abrangente, Demonstração do Resultado no Exercício, Balanço Patrimonial, Notas Explicativas e Termo de Encerramento. As informações registradas devem conter ao menos a data do registro, contas credoras e devedoras, histórico descritivo da operação, valor e número de identificação que permita a rastreabilidade do registro.
Livro Razão e seus auxiliares
É o relatório responsável por demonstrar a movimentação analítica das contas contábeis escrituradas no Livro Diário de forma individualizada, fazendo o controle das contas que afetam o resultado patrimonial da empresa e acompanhando ainda os registros de todos os dados em aberto e contas a pagar ou a receber.
Livro Balancete
É formado pelas contas Patrimoniais – Ativo, Passivo e as de Patrimônio Líquido – e pelo Resultado – Receitas, Despesas e Custos. Além de ser uma obrigação legal, também se trata de uma importante ferramenta gerencial mapeando o desempenho de uma empresa, sendo, inclusive, um grande instrumento na decisão sobre qual regime tributário a ser adotado.
Gerenciamento Justamente pela importância dos livros a serem apresentados na ECD para o gerenciamento, a Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país, ao desenvolver o Easy-Sped Contábil para a geração do arquivo da ECD, também pensou em sua utilidade no dia a dia das empresas. O software é uma poderosa ferramenta gerencial, produzindo diversos demonstrativos e tornando mais ágil a análise contábil da organização.