Saiba o que considerar antes de implantar um programa de automatização de seu departamento tributário
Cada vez mais as empresas buscam automatizar tarefas rotineiras e burocráticas e assim ganhar vantagens competitivas em relação a concorrentes menos avançados tecnologicamente. O movimento que se iniciou há muito tempo nas grandes multinacionais, hoje, com a evolução da área de tecnologia de informação, é acessível a empresas de todos os portes dependendo de suas necessidades e capacidade de investimento.
A área de gestão de tributos também está inserida nesse movimento de automatização, mas como saber antecipadamente se o investimento em softwares para eliminar o trabalho repetitivo é necessário na sua empresa? A Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país, preparou um rápido roteiro para que cada empresa possa analisar sua própria situação e fazer uma análise prévia antes de decidir se o investimento é necessário e se o retorno é interessante para seu caso:
O tempo de sua equipe está sendo otimizado?
Analisar como a equipe dedicada a gestão de tributos tem sido alocada é um ótimo indicador sobre a necessidade de investimentos em tecnologia. Se o time está muito mais alocado a cumprir prazos fiscais do que desenvolver novos projetos estratégicos que impactem na evolução da organização ao longo do tempo, certamente esse desequilíbrio afetará a vantagem competitiva da sua empresa no futuro, se é que já não está afetando atualmente.
Como anda sua gestão de custos?
Se o departamento tributário da empresa apresenta custos altos com horas extras, retrabalho ou perdas decorrentes de erros, pode ser um grande indicativo de que sua resistência em adotar um programa de automatização está resultando em perdas muito maiores no dia a dia da gestão dos tributos.
Você tem uma visão geral de como os tributos afetam sua empresa?
Além de promover uma verdadeira revolução na gestão das pessoas dedicadas ao cumprimento das obrigações tributárias e no custo geral do departamento, a automatização também permite ao gestor ter uma visão holística de todo o impacto dos tributos e obrigações acessórias em sua empresa, permitindo um planejamento tributário e financeiro muito mais eficiente ao longo do tempo.
Como está sua vantagem competitiva dentro do mercado?
Se sua empresa vem sofrendo com margens de resultados cada vez mais pressionadas por concorrentes que conseguem oferecer produtos e serviços mais baratos, o investimento em automatização pode trazer ganhos de eficiência que vão impactar diretamente na sua vantagem competitiva. Em um sistema de tributação tão complexo como o do Brasil, as empresas que conseguem cumprir suas obrigações tributárias de forma correta e eficaz podem ter grande vantagem competitiva em relação a concorrentes que pagam mal seus impostos ou sofrem perdas constantes com autuações.