O sistema automatiza o controle das contribuições e dos tributos federais e minimiza o risco de possíveis multas por atraso ou omissão nos recolhimentos
O Easy-Tributos está completando 26 anos. Criado em 1996, o software foi o segundo a ser desenvolvido pela Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país, sendo precedido apenas pelo Easy-Lalur, que posteriormente passou por uma modificação, se transformando no atual sistema, o Easy-I.R.P.J.
Nesse período, o Easy-Tributos passou por uma série de evoluções e incorporou várias obrigações acessórias. Veja quais são atualmente as principais funcionalidades de um dos sistemas mais completos da Easy-Way:
EFD-Reinf
O sistema faz a geração e transmissão da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf. Atualmente a obrigação acessória trata das contribuições previdenciárias, mas a partir da competência de fevereiro de 2023 deverá entrar em vigor a versão 2.1.1 que incluirá as retenções na fonte de IR, PIS/Pasep, Cofins e CSLL.
eSocial
Enquanto o Easy-eSocial trata dos eventos do eSocial relacionados à folha de pagamentos e a área de recursos humanos, o Easy-Tributos complementa o atendimento à obrigação acessória, cuidando dos dados relativos aos contribuintes individuais.
ISS
O sistema faz o cálculo do imposto por município sobre as notas de entrada e Recibos de Pagamento Autônomos – RPA’s, gerando pré-guias e relatórios de apoio para fins de declaração, bem como informes de rendimentos para os prestadores de serviços;
DCTF
Obrigatória para todas as pessoas jurídicas, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF informa mensalmente as informações relativas aos tributos e contribuições apurados, bem como os pagamentos, eventuais parcelamentos e as compensações de créditos. A declaração é gerada automaticamente pelo Easy-Tributos.
DIRF
A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – DIRF deve ser realizada por toda empresa que efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte. A obrigação acessória está com os dias contados, visto que será descontinuada a partir de 1º de janeiro de 2024, mas até lá a declaração continuará sendo processada pelo Easy-Tributos.
Informes de Rendimentos
O Easy-Tributos, controla e gera os comprovantes de rendimentos, financeiros, comuns, das retenções das CSRF, entre outros. Permite a emissão destes comprovantes, a geração em arquivos e até o envio direto pelo sistema, para endereços eletrônicos previamente cadastrados, facilitando todo o processo de disponibilização aos beneficiários.
PLANEJAMENTO
O sistema da Easy-Way possibilita a visualização de todos os recolhimentos da empresa previstos para o período, gerando automaticamente os DARFs necessários. Isso permite estabelecer uma previsão de desembolso e, desta forma, fazer seu planejamento, minimizando o pagamento de multas por atrasos ou omissões.