Easy-Way do Brasil completa 31 anos


Empresa planeja manter sua trajetória de sucesso para o próximo ano com atualizações de sistemas que atendem obrigatoriedades em evolução

Outubro é mês de comemoração na Easy-Way do Brasil. No dia 31, a empresa completa 31 anos de uma trajetória de sucesso que a levou a se tornar uma das maiores desenvolvedoras de softwares tributários, contábeis e fiscais e uma referência desse setor no mercado nacional. Depois de um período de grandes desafios impostos pela crise gerada pela pandemia da Covid-19 e seus reflexos na economia, a empresa se prepara agora para um novo ano com grandes expectativas e muitas mudanças no radar.

“O Projeto Sped está evoluindo rapidamente e nós temos que acompanhar essa evolução no mesmo ritmo para oferecer as melhores soluções, para que nossos clientes possam tirar proveito de toda a desburocratização que esse avanço vem proporcionando”, revela Reinaldo Mendes de Souza Júnior, presidente da Easy-Way.

A empresa que começou sua história terceirizando serviços de auditoria de sistemas rapidamente migrou para o mercado de sistemas tributários criando softwares como o Easy-I.R.P.J., que automatiza todo o cálculo dos impostos diretos federais.

Com o avanço do Projeto Sped, foram criados sistemas específicos para o atendimento das necessidades que foram surgindo, como o Easy-Sped Contábil, dedicado à geração da Escrituração Contábil Digital – ECD, e o Easy-Sped Fiscal, responsável pela geração da EFD ICMS/IPI, da EFD-Contribuições e a apuração do ICMS, IPI, PIS, COFINS e contribuições previdenciárias.

Para 2023, porém, o grande foco de transformações da empresa deve ser o Easy-Tributos, que automatiza o controle das retenções de contribuições e tributos federais.

O sistema está sendo preparado para a nova versão 2.1.1 da EFD-Reinf, que deve ser implementada para fatos geradores a partir de março e irá abarcar a série R-4000 tratando das retenções na fonte de IR, PIS/Pasep, Cofins e CSLL.

O Easy-Tributos é fundamental ainda para o tratamento dos dados relativos aos contribuintes individuais dentro do eSocial, outra obrigatoriedade que passará a uma nova fase em janeiro de 2023, quando serão exigidos a transmissão eletrônica do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP e o envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador – SST.

Neste caso, porém, o foco principal deve ser o Easy-eSocial. O sistema foi criado logo que a obrigatoriedade começou a ser desenvolvida, com a participação da Easy-Way no Grupo Piloto criado pela Receita Federal para acompanhar a evolução do eSocial.

Hoje o sistema é totalmente dedicado aos departamentos de Recursos Humanos e realiza a transmissão dos eventos da obrigatoriedade em conjunto com o Easy-Tributos.

“Já estamos trabalhando nessas atualizações, mas outras novidades estão sendo planejadas para o próximo ano para podermos corresponder a toda a confiança que nossos clientes depositam na Easy-Way”, diz o presidente da empresa.

Confiança essa que parte de clientes conquistados ao longo desses 31 anos de existência da companhia e reúne nomes como Ambev, Banco Votorantim, Bradesco, CCR, Danone, Embraer, J.P. Morgan, Klabin, Latam, SBT, Scania, Unilever, Vale e Yamaha, dentre muitas outras.

Notícias Relacionadas