O Easy-DPI vai controlar as remessas de informações para a Declaração Padronizada do ISSQN, apurar e conferir os valores do tributo
A Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país, lança uma nova solução completa para o atendimento da Declaração Padronizada do ISSQN. O novo Easy-DPI também realiza o cálculo e a conferência do imposto municipal a ser recolhido.
A Declaração Padronizada do ISSQN – DPI foi criada pela Lei Complementar 157/16, que transferiu a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN do município de origem do prestador para a localidade de destino do usuário final. A mudança foi instituída para os setores de cartões de débito e crédito, planos de saúde, planos de saúde veterinária, anuidade de cartão de crédito, fundos, leasing e consórcio.
A partir dessa modificação legislativa, o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro desenvolveu a DPI, um sistema eletrônico unificado onde cada um dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros cadastraram suas alíquotas e legislações locais para cobrança do tributo, facilitando assim o recolhimento do imposto pelas empresas desses setores.
“Agora o Easy-DPI vai permitir a integração e a automatização das informações financeiras das empresas com a DPI”, explica Fernanda Souza, diretora comercial da Easy-Way. Segundo ela, a nova solução controla as remessas de informações, apura e confere os valores de ISS para cada operação.
A nova ferramenta é integrada ao Easy-Tributos, o que vai permitir a geração da interface para recolhimento do ISS em cada município. “O sistema contábil dos usuários também estará integrado e assim poderá ter uma provisão do valor do tributo a ser recolhido”, diz Fernanda.
De acordo com a diretora da Easy-Way, o Easy-DPI vai trazer mais confiabilidade para as informações fornecidas, minimizando o risco de autuações decorrentes de erros que poderiam ser evitados. “Vai ficar muito mais fácil conferir o valor exato a ser recolhido e verificar o prazo do município onde o tributo deve ser pago”, diz Fernanda.
Por outro lado, os gestores terão em tempo real uma visão mais sistêmica de todo o processo, podendo acessar desde a entrada dos cadastros e movimentos até a geração total da DPI e respectivos recolhimentos.
O impacto disso tudo na contabilidade será complementado ainda pela conciliação com movimentos reportados pelos credores. E caso haja algum problema, será mais rápido de identificar a necessidade de retificações e executá-las, quando for o caso.
“A Easy-Way sempre está atenta às novidades de seu setor, assim mantém um portfólio completo com soluções para todas as entregas. Com o surgimento da nova obrigação fiscal – ISSQN – viu a necessidade de implementar o Easy-DPI, sistema que contemplará todos os serviços e comportará os grandes volumes envolvidos nessa obrigação de forma consistente e coesa, proporcionando rapidez em sua apuração e geração”, diz Fernanda.