Empresas se preparam para a entrega da ECD

Empresas se preparam para a entrega da ECD

Escrituração Contábil Digital inclui livros diários e razão, balancetes, balanços, fichas e relatórios auxiliares e substitui a escrituração em papel

Está se aproximando o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Digital – ECD. Apesar da obrigatoriedade constar há alguns anos do calendário contábil das empresas, reunir toda a documentação exigida é um processo que toma tempo e deve ser feito com antecedência para que não haja riscos de realizar a entrega com atraso ou com erros.

“Por mais que os contribuintes estejam acostumados a entregar a ECD, sempre há situações que geram dúvidas na hora do preenchimento da escrituração. Essa preparação é fundamental para que todos os questionamentos possam ser resolvidos em tempo hábil”, alerta Graciele Franco, consultora tributária da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país.

A ECD inclui livros diários e razão, balancetes, balanços, fichas e relatórios auxiliares e substitui a escrituração em papel. Toda empresa optante pela tributação com base no Lucro Real deve entregar a obrigatoriedade, assim como as que optam por pagar seus impostos com base no Lucro Presumido e distribuíram lucros acima do previsto.

Para a entrega deste ano houve mudanças pontuais:

• Bloco J: Demonstrações Contábeis – revisão das demonstrações contábeis para que seja possível importar tais informações na Central de Balanços;

• Separação do registro de assinatura do Termo de Verificação para fins de substituição da ECD (novo registro J932);

• Criação de código específico para lançamento extemporâneo (código “X”) no registro L200 (lançamentos).

A entrega da ECD fora do prazo rende multa de até R$ 500,00 por mês-calendário. Em caso de entrega realizada com erros ou omissões, a autuação pode alcançar até 10% do lucro líquido para as empresas que optam pelo lucro real.

“Por isso é tão importante automatizar esse processo e conferir uma confiabilidade maior às informações prestadas para evitar prejuízos em virtude de autuações decorrentes de erros”, diz a consultora da Easy-Way.

Vale lembrar ainda que o Easy-Sped Contábil, sistema da Easy-Way para gerar a ECD, encontra-se totalmente atualizado para que os clientes da empresa possam entregar a obrigatoriedade dentro do prazo.