eSocial anuncia nova versão de leiaute

eSocial anuncia nova versão de leiaute

Para auxiliar empresas na adesão à nova obrigatoriedade, Grupo Gestor cria sala de transmissão online para resolução de dúvidas

O Grupo Gestor do eSocial anunciou a liberação de um novo leiaute da obrigatoriedade. A versão 2.5 deve entrar em ambiente de testes a partir do dia 17 de dezembro, para ser implantada definitivamente a partir de 21 de janeiro de 2019.

De acordo com o comunicado do eSocial, a nova versão deverá conviver com a anterior até o dia 21 de abril de 2019 e por isso é importante que as empresas utilizem o período de testes para verificar como se dará essa convivência na prática. Foi informado ainda que não haverá limpeza da base de dados da produção restrita nesta publicação.

Além de reforçar a importância do ambiente de testes, o Grupo Gestor lançou uma sala online para fazer transmissões ao vivo esclarecendo dúvidas sobre o eSocial. As perguntas enviadas pelos internautas serão respondidas por representantes da Receita Federal do Brasil – RFB, do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

As transmissões serão gravadas e ficarão disponíveis na sala online juntamente com outros conteúdos gratuitos sobre a obrigatoriedade como cursos, vídeo-aulas e textos.

“Os esforços para ajudar a esclarecer dúvidas são bem-vindos já que vai exigir uma mudança de cultura dentro das empresas e muitas ainda não estão preparadas para a nova obrigatoriedade”, alerta Luis Carlos Araújo, consultor tributário da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país.

O especialista lembra que as grandes companhias já estão no sistema, mas as empresas com faturamento até R$ 78 milhões começaram a enviar os eventos não periódicos em outubro e ainda têm muito trabalho e questionamentos pela frente.

“A partir de janeiro, essas empresas deverão enviar a folha de pagamento mensalmente e o volume de informações a serem inseridas no sistema será muito maior, por isso, é importante que aproveitem esse período até o início de 2019 para se prepararem, realizando testes e resolvendo todos os problemas até essa nova fase para que não haja um acúmulo”, diz Araújo.

Ele lembra ainda que, além da nova sala virtual criada pelo Grupo Gestor, os clientes da Easy-Way contam com atendimento personalizado para auxiliá-los na implantação e na resolução de problemas com a nova obrigatoriedade.

Por outro lado, a área técnica da companhia já está analisando a versão 2.5 do leiaute para verificar se há necessidade de atualizar o Easy-eSocial, sistema criado pela Easy-Way do Brasil para atender à obrigatoriedade.