Ao longo de sua história, empresa se tornou referência em softwares tributários, contábeis e fiscais
Há 32 anos, três amigos que trabalhavam em uma empresa de auditoria se juntaram para fundar a Easy-Way do Brasil, que se tornaria uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país. A empresa nasceu oficialmente no dia 31 de outubro de 1991, inicialmente para terceirizar serviços de auditoria de sistemas.
“Mas na verdade, no início, dentro da área de desenvolvimento de sistemas, acabávamos fazendo tudo o que os clientes pediam”, lembra Reinaldo Mendes Júnior, um dos fundadores e atual presidente da Easy-Way. Foi dessa forma que receberam uma encomenda da Alcatel, um dos primeiros grandes clientes: criar um sistema de Lalur – livro de apuração do lucro real. Em três semanas ficou pronto o Easy-Lalur.
A implantação deu tão certo que, graças ao novo software, em seis meses a Easy-Way já tinha 60 clientes no portfólio. “Naquele momento definimos as bases do nosso crescimento ao conseguir entender a realidade do cliente e traduzir isso no desenvolvimento de sistemas que simplificam e tornam mais confiável o processo de transmissão de informações ao fisco”, avalia o fundador da empresa.
O primeiro sucesso de vendas da Easy-Way estimulou a companhia a desenvolver seu segundo software para o setor e nascia assim, em 1997, o Easy-Tributos, com o objetivo de automatizar o controle das contribuições e tributos federais e que hoje também realiza a entrega da EFD-Reinf. No ano seguinte, o Easy-Lalur ganhou novas funcionalidades e se tornou o Easy-I.R.P.J.. O software rapidamente se tornou um dos mais utilizados do mercado para a apuração mensal de impostos diretos federais, e com seu aprimoramento contínuo hoje inclui também entre suas funcionalidades a geração da ECF.
Com o avanço do projeto Sped e a necessidade de transmitir um volume cada vez maior de informações à Receita Federal, vieram outros programas como o Easy-Judicial, o Easy-Transfer Pricing, o Easy-Sped Contábil, dedicado à geração da ECD e o Easy-Sped Fiscal, que faz a apuração do ICMS, IPI, PIS, COFINS e contribuições previdenciárias, o Easy-ePis/Cofins, criado para gerar a EFD-Contribuições e o Easy-eFinanceira.
“Identificar uma necessidade de nossos clientes e trabalhar duro no desenvolvimento de uma solução que busque sempre a excelência foi a forma que encontramos de balizar nosso crescimento orgânico”, revela o presidente da Easy-Way.
É dessa forma que a empresa, ao longo de seus 32 anos conseguiu, agregar a sua carteira de clientes nomes de peso como Ambev, Banco Votorantim, Banco Bradesco, CCR, Danone, Embraer, J.P. Morgan, Klabin, Latam, SBT, Scania, Unilever, Vale e Yamaha, dentre muitas outras.