Entrevistamos a inteligência artificial do momento para perguntar como as empresas podem se beneficiar da tecnologia em seus processos tributários
Lançado no final do ano passado e ganhando popularidade rapidamente, o ChatGPT, um software de inteligência artificial que simula a linguagem humana, vem chamando a atenção por suas respostas naturais e assertivas sobre os mais variados temas, desde assuntos técnicos e profissionais até atividades cotidianas.
Diante de tamanho burburinho, a equipe da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país, resolveu testar a ferramenta e perguntar ao próprio ChatGPT o que ele “pensa” sobre as empresas que aplicam a automação no gerenciamento de seus departamentos tributários e fiscais. Veja abaixo as respostas[1] do robô:
Como a automação pode ser aplicada para melhorar o processo de pagamento de tributos e obrigações acessórias?
ChatGPT: A automação pode ser implementada por meio de softwares que executem automaticamente processos repetitivos relacionados ao pagamento de tributos e apresentação de obrigações acessórias, evitando erros e agilizando as operações. Essas ferramentas podem ser utilizadas para analisar a legislação fiscal e identificar quais são as obrigações acessórias que a empresa precisa cumprir em relação a cada tributo e seu prazo, evitando o risco de descumprimento.
Além disso, faz a análise dos dados fiscais e contábeis da empresa, identificando possíveis inconsistências que podem levar a autuações fiscais.
Mudanças na legislação também podem ser monitoradas automaticamente e gerar alertas sobre as alterações que podem afetar processos tributários e fiscais, permitindo que cada empresa possa avaliar suas necessidades específicas e identificar soluções mais adequadas para seu caso.
Que vantagens empresas mais informatizadas podem ter sobre concorrentes menos automatizados em suas administrações tributárias?
ChatGPT: Uma empresa mais informatizada pode ter várias vantagens sobre concorrentes menos desenvolvidos tecnologicamente como, por exemplo, a redução de erros, à medida que a automação diminui a chance de falha humana, o que pode levar a autuações fiscais e perda de tempo e dinheiro.
A informatização permite ainda que os processos sejam executados de forma mais rápida e eficiente, o que significa que a empresa pode cumprir suas obrigações fiscais de forma mais ágil e ter mais tempo para se dedicar a outras atividades. Esses avanços levam a redução de custos da operação e trazem maior conformidade, o que por sua vez evita autuações e multas, que prejudicam os resultados financeiros.
Cada empresa tem suas próprias necessidades e desafios, e deve avaliar cuidadosamente as opções disponíveis para escolher a solução mais adequada para seu caso. Mas é certo que o uso de tecnologia permite a tomada de decisões de forma mais estratégica em relação aos tributos, o que leva a uma gestão fiscal mais eficiente e redução de riscos.
[1] As respostas foram editadas por nossa equipe para correção de erros gramaticais, ortográficos e para facilitar a compreensão, mas representam fielmente as informações fornecidas pelo ChatGPT.