A Receita Federal já disponibilizou o download do Programa Gerador da Declaração, que deverá ser apresentada até o dia 25 de fevereiro
A Receita Federal do Brasil – RFB padronizou as entregas da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – DIRF a partir da publicação da Instrução Normativa RFB nº 1.990/2020. Veja abaixo como se preparar para a entrega da declaração.
O que é
O principal objetivo da DIRF é combater a sonegação de impostos, por isso, essa declaração mapeia todos os pagamentos realizados em que houve retenção de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF ou de contribuições federais como CSLL, Cofins e PIS/Pasep.
Quem deve entregar
Pessoas físicas e jurídicas que efetuaram pagamentos ou creditaram rendimentos sobre os quais houve retenção de IRRF, CSLL, Cofins e PIS/Pasep ou realizaram remessas para o exterior, ainda que não tenha havido retenção de tributos.
Prazo
Segundo a RFB, a DIRF deve ser apresentada até às 23h59min59s do dia 25 de fevereiro. É importante notar que a data coincide com a entrega de mais duas obrigatoriedades, a e-Financeira referente ao segundo semestre de 2021 e os Informes de Rendimento, o que pode gerar um grande acúmulo de trabalho para as empresas que não automatizaram seus sistemas tributários.
Programa
A RFB já liberou para ser baixado em seu site o Programa Gerador de Declaração da DIRF – PGD DIRF 2022. Também foram disponibilizados para download o Programa Ganhos de Capital – PGD GCAP 2022, utilizado para realizar a apuração do imposto de renda sobre ganhos de capital e o Programa Livro Caixa da Atividade Rural PGD LCAR 2022, que apura o resultado da atividade rural para fins de imposto de renda.
Alterações
“O PGD DIRF 2022 não trouxe nenhuma alteração que demande adaptações por parte dos contribuintes. Isso já era esperado porque desde a publicação da IN RFB 1.990 as entregas passaram a ser mais previsíveis”, explica Marcelo Ferreira, especialista da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas fiscais, tributários e contábeis do país.
Sistema
Para realizar o envio da DIRF 2022, os clientes da Easy-Way podem utilizar o
Easy-Tributos sistema já atualizado e integrado aos softwares de gestão das empresas, fazendo o preenchimento automático da DIRF, dos Informes de Rendimento e da e-Financeira.