Reinaldo Mendes de Souza Júnior, um dos fundadores da companhia, fala sobre a crise enfrentada pelo mundo e o que está planejando para o futuro
Para comemorar o aniversário da Easy-Way do Brasil, que completou 31 anos no último dia do mês de outubro, entrevistamos Reinaldo Mendes de Souza Júnior, presidente e um dos fundadores da companhia. Ele contou como foi viver a crise mundial enfrentada, como a empresa se adaptou a toda essa mudança, com o objetivo principal de preservar os seus colaboradores e de não desligar nenhum deles, conseguindo contornar essa situação com êxito e falou também dos planos para o futuro. Confira abaixo como foi a conversa:
A Easy-Way completou 31 anos após uma pandemia que resultou em uma grave crise econômica. Como foi para a companhia esse período tão difícil?
Com tanto tempo de estrada, já passamos por várias crises, temos uma certa experiência em superar e sempre sair mais forte do caos. Mas realmente dessa vez foi diferente. A Covid trouxe novos elementos que nunca havíamos enfrentado e tivemos que agir rápido para sobreviver e veja que não estou nem falando no sentido figurado! Nossa primeira preocupação realmente foi com a vida e a saúde de nossos colaboradores, clientes e fornecedores.
Como se deu esse enfrentamento da crise na prática?
Como tudo era muito novo, nós fomos estabelecendo prioridades. Começamos adotando as medidas necessárias para salvaguardar as pessoas com implementação de home office, distanciamento social e todas as medidas sanitárias recomendadas. Só quando todos estavam em segurança é que conseguimos pensar na sobrevivência do negócio e nesse tópico nossa experiência fez toda a diferença. Não só por já termos passado por várias crises, mas porque nosso relacionamento com clientes e fornecedores é de total confiança, parceria, transparência e de longa data. Nosso primeiro cliente está conosco até hoje! Renegociamos contratos, redesenhamos nosso atendimento, flexibilizamos prazos e pagamentos e buscamos o apoio dos nossos parceiros para que todos pudéssemos sobreviver juntos a esse momento tão difícil. Não dá para comemorar porquê de uma forma ou de outra, todos tivemos alguma perda ou algo para lamentar, foi um momento muito difícil. Mas agora já podemos olhar para o futuro de uma forma mais positiva.
Home office, mudanças culturais, novas legislações tributárias e atualizações de obrigatoriedades… como a Easy-Way preparou sua equipe para responder a tantos novos desafios?
Nós sempre investimos para ter a melhor equipe e criar um ambiente favorável para permitir que essas pessoas se desenvolvam e mostrem sua capacidade. Para isso o treinamento constante é fundamental. Nós sempre fomos muito acostumados a nos adaptarmos a novas regras do fisco ou dos governos em seus vários níveis, já tínhamos uma cultura de treinamento e rápida adaptação. O que fizemos foi transformar nosso conteúdo para essas novas demandas.
Um ícone que consideramos fundamental é que a nossa equipe se sentiu segura com o emprego e forte para enfrentar este novo desafio.
Olhando para o futuro, teremos um novo Congresso que terá a reforma tributária como prioridade e o avanço do Projeto Sped. Como a Easy-Way está se planejando para isso?
Nós estamos nos planejando desde que o Sped foi lançado e temos evoluído junto com ele. Ao longo desse tempo ficou muito claro para nós que apesar de toda a dor natural trazida pelas mudanças, também há um ganho significativo de simplificação e desburocratização. A reforma tributária, que ainda é uma incógnita, de algum jeito também deverá seguir por esse caminho. Isso permite que os gestores tenham mais tempo para analisar o pagamento de seus tributos de uma forma mais holística, ao invés de se concentrarem simplesmente em cumprirem uma burocracia. Por isso, nossos softwares não apenas automatizam uma função repetitiva trazendo mais previsibilidade e eficiência para o processo, mas cada vez mais apresentam funções e relatórios gerenciais que ajudam os contribuintes a mapearem como estão cumprindo suas obrigações tributárias e como podem melhorar para aumentar suas margens de resultados.
Hoje em dia não é fácil encontrar uma empresa com mais de três décadas crescendo consistentemente. Qual é o segredo de sucesso da Easy-Way?
Otimismo, dedicação, atenção às pessoas, busca pela excelência… eu poderia passar o dia falando sobre isso, mas a verdade é que para completar 31 anos não há um segredo, são relações e habilidades que vão sendo construídas no dia a dia e que sempre incentivamos para que esse sucesso se prolongue ainda por muito mais tempo.
Eu aproveito para destacar que a nossa gasolina para correr e lutar pela excelência, foi trabalhar com amor e prazer em fazer! Obrigado.