Saiba como a automação impacta na gestão tributária


Além da óbvia vantagem de redução de custos com mão de obra e autuações, veja como toda a gestão da empresa se beneficia com a automação

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar que visa regular os novos tributos criados pela Reforma Tributária, o Imposto sobre Bens e Serviços – IBS, a Contribuição Social sobre Bens e Serviços – CBS e o Imposto Seletivo – IS.

Apesar de toda a discussão que o assunto deve provocar nos próximos meses sobre os detalhes da proposta apresentada, os novos tributos devem passar por um longo período de transição, começando com uma tarifa pequena em 2026 que aumentará progressivamente até 2033, quando atingirá a alíquota cheia prevista e substituirá completamente os impostos atuais.

Porém, as empresas não precisam esperar esse tempo todo para revolucionar a gestão de seus tributos. Atualmente, já são amplamente conhecidas as vantagens competitivas conquistadas por companhias que automatizam seus processos fiscais e tributários, tais como redução de custos, diminuição de horas alocadas e minimização de erros que podem levar a autuações.

O que talvez nem todos ainda conheçam são os impactos da tecnologia diretamente na gestão da empresa. Por isso, a equipe da Easy-Way do Brasil, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas tributários, fiscais e contábeis do país, fez uma análise de alguns aspectos interessantes:

Foco no negócio

À medida que são implantados sistemas tributários que automatizem as tarefas rotineiras o primeiro impacto visível é a redução de horas necessárias da equipe para executar essas rotinas. Isso significa que esses profissionais são liberados para funções que podem trazer maiores benefícios para a companhia, como melhorais em processos, produtos e atividades voltada para a inovação, aumentando a competitividade da empresa ao longo do tempo.

Análise constante

A organização promovida por um sistema tributário automatizado traz consigo externalidades positivas como a fácil emissão de relatórios e análise sistêmica do processo de administração tributária, possibilitando um olhar crítico constante da gestão e dos processos internos, resultando em muito mais sugestões de melhorias e aprimoramentos. A tomada de decisão também é facilitada, à medida que passa a ser realizada com base em números e dados e não mais em tentativas e erros.

Confiabilidade dos dados

Em tempos em que cada vez mais a alta administração da companhia pode ser responsabilizada civil e criminalmente por erros na gestão da empresa, contar com sistemas que garantam a confiabilidade dos dados fornecidos ao fisco e das informações legais divulgadas ao mercado é fundamental para dar segurança à gestão profissional e evitar problemas que possam afetar o desempenho da companhia e até mesmo o patrimônio dos administradores.

Notícias Relacionadas